segunda-feira, 16 de junho de 2008

Aula do dia 16/06/08 - Término da apresentação dos seminários: tv, vídeo, internet e educação

A utilização da internet na sala de aula tem aumentado a motivação e o interesse dos alunos pelas aulas. O fato deles verem o seu nome na Internet e a possibilidade de divulgar os seus trabalhos e as suas pesquisas, exercem uma forte motivação nos alunos, os estimula a participarem cada vez mais em todas as atividades.
A internet ajuda o aluno a desenvolver o raciocínio lógico, a adaptação a ritmos diferentes(permite pesquisa individual e em grupo) e desejo de escrever bem para "não fazer feio". Enfim, diante de todas as tecnologias que vivemos, a nossa mente é a melhor delas, isso porque pensamos, relacionamos, sentimos, etc... fazemos com as tecnologias o mesmo que fazemos com a gente e com o outro. Se somos pessoas abertas, utilizaremos a internet como um meio de permitir a interatividade, se somos pessoas autoritárias, utilizaremos como forma de controlar e aumentar o nosso poder, ou seja a interatividade não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas nossas mentes.

2 comentários:

Tania Nonato da Rocha disse...

Concordo com você, a diferença está na forma como cada pessoa utiliza as tecnologias. É essa forma que determina para que a internet seja um meio interativo ou de manipulação e subordinação. Quanto as crainças estarem produzindo, é fundamental para que a educação seja viva e significativa.

Idealistas livre-pensadores que rejeitam restrições socialmente impostas disse...

De fato a ênfase não deve ser posta na tecnologia, mas sim na linguagem audiovisual que permite a percepção e a expressão sensorial, oferece a oportunidade de uma interação por meio da produção, através da manipulação desses meios tecnológicos.

É pondo a mão na massa que se constrói conhecimento, e assim se rompe com as práticas pedagógicas tradicionais.

Um abraço e sucesso.

Michelle.