segunda-feira, 9 de junho de 2008

Aula do dia 09/06/08 - Rádio, TV e Vídeo e educação

Realmente foi muito interessante saber do contexto histórico do rádio, pois assim como a internet, o rádio foi oriundo de estratégias usadas na Primeira Guerra Mundial e que com um tempo passaram a ter outras finalidades.
Diante de tantas transformações, de tantas mudanças, de tantas tecnologias, vejo hoje o rádio como um importante meio educacional a ser inserido na prática pedagógica do professor, digo isso porque é uma tecnologia conhecida, que faz parte da vida de nossos educandos, e que é tão pouco utilizado nas escolas.
A escola e/ou o professor possibilitar a produção do rádio pelos alunos, é possibilitar o desenvolvimento da criatividade, da leitura, etc... enfim pude perceber a estreita relação, o "casamemnto" perfeito entre rádio e educação.
No que diz respeito a TV e vídeo, diferente do rádio, eles são muito utilizados nas escolas, mas infelizmente as escolas ainda os usam com intuito de ser mais um instrumento para os alunos serem avaliados.
Precisamos repensar quanto a utilização dessas tecnologias na nossa prática docente.

Um comentário:

Idealistas livre-pensadores que rejeitam restrições socialmente impostas disse...

Concordo Alexandra, a escola se apropria das tecnologias e continua a reproduzir suas práticas pedagógicas tradicionais de autoritarismo e enxutas de dinamismo.